Notícias

DICAS PARA GARANTIR UM PASSEIO DE BARCO TRANQUILO

DICAS PARA GARANTIR UM PASSEIO DE BARCO TRANQUILO

Maio.2022

Seja para um rápido passeio diurno ou para navegação de longo curso, navegar por águas calmas, curtir sem nenhuma pressa, descobrir cada canto de um lugar desconhecido, não tem preço, mas é triste ver que simples descuidos podem acarretar em contratempos desnecessários, principalmente expor a família e, em grau extremo, até perder vidas. Carlos Polizio, diretor de Seguros Aeronáutico, Cascos Marítimo e Transporte da MAPFRE, explica que “independentemente da experiência dos condutores, a atenção redobrada ao navegar e a manutenção preventiva são itens fundamentais”.


Confira conosco algumas dicas para uma navegação segura:

Documentação: Antes de iniciar o passeio com a embarcação, certifique-se que a habilitação do condutor e a documentação do barco estão em ordem. Caso ocorra uma fiscalização, a Marinha pode apreender o veículo se houver irregularidades.

Velocidade segura: Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes. Além disso, tenha atenção ao cruzar a esteira de uma outra embarcação maior.

Faça manutenção preventiva na embarcação: Este cuidado é primordial, principalmente se o veículo ficou um longo período sem navegar. Programe antecipadamente a troca de óleo e filtros. Dê sempre uma passadinha aqui na Náutica Paraná.

Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar: Procurar informações preliminares sobre o trajeto pode evitar acidentes com áreas impróprias para a navegação. Se não conhecer a região, informe-se bem sobre onde irá navegar, além de consultar cartas náuticas e verificar a tábua de marés — no caso de ser no mar. Senão, você corre o risco de não conseguir voltar e, ainda por cima, encalhar.

Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação: Jamais exceda a capacidade de pessoas a bordo nem os limites de peso e navegação do seu barco, porque, navegando fora das condições para as quais foi projetado, ele ficará muito vulnerável, especialmente às mudanças do tempo.

Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação: Além de ser crime, penalizado com multa e apreensão da embarcação, o consumo de bebidas alcoólicas retarda os reflexos e pode dificultar a reação do condutor em caso de emergência.

Informe previamente seu plano de navegação e a lista de pessoas a bordo do iate clube e/ou marina e/ou instalação de apoio: Isso agiliza o resgate em uma eventualidade. Além disso, leve sempre um equipamento de comunicação testado antes de embarcar.

Combustível: Ao partir, calcule quantos litros de combustível irá precisar para ir e voltar, acrescentando, pelo menos, mais 1/3 de reserva. Mas, lembre-se que, quanto mais peso a bordo ou quanto mais agitada estiver a água, maior também será o consumo.

Tenha cuidado redobrado quando houver pessoas na água: Quando ancorado, não movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas.

 

O que você achou de nossas dicas náuticas, ficou alguma dúvida? Gostaria de compartilhar sua experiência e acrescentar alguma dica? Deixe aqui seu comentário!

 

Fonte: adaptado do site Náutica “náutica.com.br : Confira 15 dicas para quem quer garantir a segurança no mar e Confira algumas dicas para garantir um passeio de barco tranquilo”.

Fale com a gente